segunda-feira, 9 de junho de 2008

freguesia de "ANCAS"


População: 733



Actividades económicas: Agricultura e pequena indústria



Festas e Romarias: Nossa Senhora da Assunção (15 de Agosto), S. Martinho (11 de Novembro), S. Geraldo (50 dias após a Páscoa) e Nossa Senhora de Vagos (última sexta-feira de Agosto)



Património: Igreja matriz e cruzeiros (largo da Igreja e lugar do Cruzeiro)



Outros Locais: Lagoa do Paúl e Quinta do Convivial



Gastronomia: Leitão assado e chanfana



Colectividades: Clube de Caça, Campismo e Caravanismo de Ancas, Clube de Ancas e Desportivo de Ancas



Orago: N. Sra. da Assunção

(Orago - N. Sra. da Assunção)

ANCAS:

Ancas é uma freguesia portuguesa, do concelho de Anadia, com 6,34 Km² de área e 757 habitantes (2001). Densidade: 119,4 h/km². É a freguesia menos habitada do Concelho de Anadia.

HISTORIAL:

Ancas assenta numa pequena elevação e dista cerca de 6 Kms da sede do concelho; dada a sua localização sugere-nos a existência de civilização castreja e dolménica nos arredores.
Já existia no séc. XII, século da sua iniciação paroquial. Segundo, um documento originário do cartório de Santa Cruz de Coimbra trás a doação - da "villa" de Enchas, Encas, Ancas – finalmente, feita por D. Afonso Henriques, em Novembro de 1143, a D. Marina Soares. Os limites aí indicados, relativamente fáceis de identificar no terreno, fazem a referência a “locus dictus” e a povoações como Sá (de Sangalhos), Mogofores, Paredes e S. Lourenço.
Em 1561, aparece naquilo que chamamos hoje o mais antigo mapa de Portugal. De realçar que é a única terra do actual concelho de Anadia que aí consta.
No século XVIII era lugar da Província da Beira, Bispado de Coimbra, Arcediago do Vouga, Correição de Montemor, provedoria de Esgueira, termo da Vila de Recardães.
O pároco da freguesia, detinha o cargo vitaliciamente com o título de prior, sendo apresentado pela casa de Aveiro, que detinha o direito de padroado. No reinado de D. José com a condenação do Duque de Aveiro passou a Padroado Real.
Com a Revolução liberal, toda a divisão anacrónica do reino em pequenos concelhos, muitos dos quais sem continuidade geográfica, com pequenas parcelas encravadas no meio de outros, terminou.
Ancas que pertenceu primitivamente ao concelho de Recardães, passa a fazer parte do concelho de S. Lourenço do Bairro, sendo nesta altura incorporado no concelho de Anadia em 31 de Dezembro de 1853, em virtude do decreto que extinguiu o concelho de S. Lourenço do Bairro.

TOPÓNIMO

Enchas, no Inicio: Enchas... Encas... Ancas, foi esta a evolução do Topónimo da Freguesia

Sem comentários: