segunda-feira, 9 de junho de 2008

Freguesia de "AMOREIRA DA GÂNDARA"



População: 1326


Actividades económicas: Agricultura e pequena indústria

Festas e Romarias: S. Martinho (11 de Novembro) e Sagrado Coração de Maria (1.º domingo de Setembro)

Património: Igreja matriz e pelourinho

Artesanato: Cestaria

Colectividades: Associação Desportiva Amoreirense, ACRA — Associação Cultural e

Recreativa de Amoreira da Gândara e Grupo de Teatro “Baluarte”

Orago: S. Martinho




















(Orago - S. Martinho)





AMOREIRA DA GÂNDARA:

Amoreira da Gândara é uma freguesia do concelho de Anadia, com 8,56 Km² de área e 1326 habitantes (2001). Densidade: 161,1 h/km². A freguesia de Amoreira Gândara fica a cerca de 15km da sede do concelho de Anadia (pertencente ao Distrito de Aveiro).
É composta por oito lugares (Amoreira da Gândara, Portouro, Madureira, Madureirinha, Ribeirinho, Ribeiro da Gândara e Relvada), Portouro é o lugar mais antigo.





HISTORIAL:

Amoreira da Gândara fez parte da freguesia de Sangalhos até 1928, data em que alcançou a sua autonomia civil e religiosa. A independência de Amoreira surgiu alegadamente pela grande distância relativamente à igreja matriz de Sangalhos.
É separada de Sangalhos civil e religiosamente pelo Decreto-Lei nº15/224, de 23 de Março de 1928.
A freguesia de Amoreira da Gândara é uma freguesia recente, no entanto, há povoações, nesta freguesia que nos indicam remota antiguidade. Por exemplo, Portouro - Portus Aureum. Sabe-se que esta freguesia é formada de terras separadas da freguesia de Sangalhos, S. Lourenço do Bairro e Vilarinho do Bairro.
Encontramos no foral Manuelino de Sangalhos (1514) referências a Amoreira, estando esta sob domínio de Santa Clara de Coimbra.




TOPONÍMIA:

Contam as pessoas mais velhas, que a povoação ficava no meio de gândaras (terrenos despovoados, cobertos de plantas bravas). A certa altura nasceu. sem ninguém plantar, uma amoreira que se tornou grande e bonita e que dava belas amoras amarelas. A bela amoreira e as muitas gândaras deram origem a este nome tão estranho, que é afinal o nome da nossa freguesia.

1 comentário:

Unknown disse...

Felicitações, pelo seu blogue.
Haverá algures, fotografias ou nomes de comerciantes nos anos 1880/1890? Pelo que me consta, nessa época existiam vendedores que se deslocavam às terras vizinhas, como por exemplo, Troviscal, Mamarrosa, etc. Procuro nomes ou fotografias de pessoas qie exerciam essa actividade nessa época. Tem conhecimento ou acesso a este tipo de documentação?
Grata pela atenção.